Card jogos são mais educativos do que você imagina!

A verdade é que esses jogos trazem muito mais benefícios do que parece. Saiba como os card games ajudam no desenvolvimento das crianças e fique tranquilo!





O que são card games?

A rigor, card games são qualquer jogo que utilize um baralho; porém, o termo é usado com mais frequência para se referir a jogos com decks (baralhos nada convencionais) individuais, montados pelo próprio jogador ou vendidos prontos para usar. Cada carta traz diferentes características e ilustrações, tendo, assim, diferentes papéis no jogo.


Quais são os benefícios dos card games?

Muitos pais se perguntam se devem deixar seus filhos e filhas jogarem esses tipos de jogos. Afinal, as cartas custam dinheiro e melhorar o deck, ainda mais. Jogar ocupa o tempo que as crianças poderiam estar lendo ou fazendo algo “mais produtivo”, não é? Se essas são suas preocupações, pode ficar tranquilo, porque os benefícios trazidos pelos card games são muitos.

Matemática

Uma das maneiras de um jogador perder uma partida é perdendo todos seus pontos ao longo das batalhas do jogo. A cada turno, é preciso fazer diversas contas de dano, geralmente na casa das centenas e milhares.
Muitas cartas somam e subtraem efeitos a outras; assim, contas rápidas devem ser feitas durante todo o jogo, estimulando o raciocínio matemático da criança. Dessa maneira, ela desenvolve agilidade e traz a matemática ao dia a dia, aplicando de maneira divertida uma coisa que parecia distante.

Português e interpretação

Cada carta tem um pequeno texto explicando seus efeitos e as ações que realiza, e ser capaz de interpretá-los é importantíssimo pra a estratégia do jogador. Uma leitura errada ou má interpretação de texto pode custar pontos e o sacrifício de uma boa carta. Desse modo, a criança se sente estimulada a ler, desenvolve a análise de textos e melhora a velocidade de leitura.

Raciocínio

Card games são, essencialmente, jogos de estratégia — e para bolar uma boa estratégia é preciso ter bom raciocínio e pensar à frente do jogo. Esse é um ótimo benefícios dos jogos, pois crianças normalmente desenvolvem esse tipo de habilidade um pouco mais tarde.

Economia

Seu filho ou sua filha gosta muito do deck que tem, mas quer melhorá-lo? Essa é uma ótima hora para uma lição de economia. Se os pequenos querem investir em cartas boas e boosts (pequenos pacotes de cartas) para seus decks, é preciso que aprendam que isso custa dinheiro. Assim, você pode remunerar pequenos trabalhos em casa e estimular a economia da mesada.

Interação social

A maior parte dos card games são em dupla, o que incentiva os jogadores a fazer novas amizades e se conectar com novas pessoas com interesses em comum. Se a criança era tímida, o ganho é ainda maior: ela pode ser estimulada a conversar com outros jogadores sobre suas estratégias e decks.
E aí, o que você acha dos card games agora que sabe um pouco mais sobre eles? Com tantos benefícios, já dá pra ver que não precisa de todas aquelas preocupações, não é? Conte nos comentários se vai estimular os seus filhos a jogar e tire suas dúvidas!

Postar um comentário

0 Comentários